Sobre Ipirá
1855
Desmembração
Inicialmente denominada Santana do Camisão, o desmembramento de Ipirá de Feira de Santana foi reconhecimento na resolução provincial 520 em 20 de Abril de 1855.
1931
Ipirá
Passou a chamar-se Ipirá a partir do decreto 7521 de 20 de Julho de 1931. O nome tem origem Tupi e significa "cabeça de peixe", fazendo relação com o rio que banha terras locais, denominado Rio do Peixe.
Histórias
Existem algumas hipóteses que explicam a origem do nome da cidade. Destacam-se:
HOMEM CAMISÃO
Conta-se que teria um velho desterrado português que era proprietário de um rancho, e que por sua hospitalidade para com os que ali passavam e, por vestir longas camisas de algodão, ficou conhecido por todos como o homem do camisão, assim originando-se o nome.
CORONEL CAMISÃO
Acredita-se que nome camisão originou-se do coronel Manoel Maria Camisão, entradista português homenageado pelo Governador Geral do Brasil ao dar seu nome ao aglomerado de ranchos existentes na região. O mesmo é descendente do herói da retirada de laguna durante a guerra do Paraguay, Tenente Coronel Carlos de Morais Camisão. Tanto desta, como da outra hipótese, não existem provas documentada